Páginas

Tuesday 7 June 2016

Maternidade à terça - 35 semanas

35 Semanas!

Mais um mesito - se tudo correr bem - estes posts de maternidade passam a ser relacionados com a vida do bebé fora da útero e não dentro.
Fazer posts sobre o pós-parto também terá a sua piada...
Até lá...continuamos a sonhar com o aspecto do nosso pimpolho...e desejar que venha saudável!


Credito: BabyCenter

O Bebé:

Já tem o tamanho de um melão amarelo






Mede aproximadamente 46.2 cm
Pesa cerca de 2,400gr

Quando a mulher grávida olha para a barriga nesta altura, é capaz de conseguir distinguir, de vez em quando, o contorno de um cotovelo, um pé ou até mesmo a cabeça. Como eu sei que ele já deu a volta, tenho quase a certeza que aquilo que sinto muitas vezes é o rabiosque dele bem espetado.

Também nesta altura, como a parede do útero e do abdomen fica mais fina e deixa passar a luz, o bebé começa a ter ciclos de actividade distintos durante o dia.

Os dois rins do bebé estão totalmente prontos e o fígado começa já a processar as substâncias que o corpo não vai precisar.

Como o bebé ocupa mais espaço dentro da barriga, é menor o volume de liquido amniótico.
O útero terá crescido nesta altura cerca de mil vezes em relação ao seu tamanho original.

As mamãs nesta altura devem ter engordado cerca de 11 a 14kg (esta costuma ser a média geral, no entanto, confesso que só engordei 4.5kg).

Aconselha-se a continuação da ingestão de água - mesmo que isso nos faça ir à casa de banho sem parar. 

As consultas com a midwife e/ou médicos começam agora - e por estarmos a chegar perto da data do parto - a serem semanais.

Relaxar é a palavra chave destas últimas semanas. Pés inchados e dores nos joelhos e articulações são constantes nesta fase.


Sintomas desta semana:

- Bastante cansada durante o dia, adormecendo algumas vezes encostada ao sofá.
- Algumas noites mais complicadas, pelas insónias e falta de posição,
- Houve uma diminuição do apetite. Apetecem-me coisas frescas, como manga, melancia e melão- por vezes como metade de uma melancia ao jantar! É bom, mas durante a noite - para quem tem a casa de banho no piso de baixo - é desconfortável descer as escadas e vir fazer xixi umas 40x!
- A ciática do lado esquerdo continua e acho mesmo que - apesar dos tratamentos - não vai desaparecer até ao final da gravidez. 
- Apareceram-me também - do nada, e perto do joelho esquerdo - nódoas negras e umas veias que se notam mais salientes. Dói bastante, principalmente se fico de pé durante muito tempo.
- Apesar de ainda estarem pouco nítidas, e mesmo com creme e óleo, tenho as minhas primeiras estrias na barriga a aparecer!
- Ando um pouco obcecada com as limpezas da casa. Para onde olho, acho que nunca está limpa o suficiente e já andei a investigar preços de empresas que fazem limpezas sazonais.
- Senti uma necessidade grande esta semana de preparar o saco do hospital,
- Desejos/apetites: melancia, melão, sumos naturais, batatas fritas, donuts e chocolates


Foto Barriga:





Com amor,
IE

1 comment: